1964 — É inaugurado o então Cine Ideal, mais tarde "Cine Maver" (...)
Ao fundo, à esquerda, Raimundo Fagundes de Brito, sócio proprietário do cinema.
Imagem: Acervo Verner Fagundes de Brito - FOTO 1 -
Imagem: Acervo do casal - FOTO 2 -
Imagem: Acervo Folha/Uol - FOTO 3 -
Imagem: Acervo Prefeitura Municipal - FOTO 4 -
Imagem: Acervo de Clelia Regina Ritter - FOTO 5 -
Imagem: Acervo de Clelia Regina Ritter - FOTO 6 -
Da esquerda para a direita: deputado estadual José Carlos Schiavinatto, D. Odilo Scherer, deputado estadual Nereu Moura - proponente do título -, e deputado estadual Ademir Bier - presidiu a Sessão Solene, realizada na cidade de Quatro Pontes.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Imagem: Acervo da Família - FOTO 8 -
Imagem: Acervo Rosemeri Lamberti - FOTO 9 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 10 --
Imagem: Acervo Facebook - FOTO 11 -
Imagem: Acervo Comunicação PM - MCR - FOTO 12 -
Imagem: Acervo Met sul - FOTO 15 -
Imagem: Acervo Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon - crédito Cristiano Marlon Viteck - FOTO 16 -
Daesquerda à direita: Lucio de Marchi, prefeito municipal, prof. Glávio Vendelino Scherer (irmão do religioso), visitante, Mario Costenaro, prefeito municipal, vereador Gabriel Baierle, presidente da Câmara Municipal.
Imagem: Acervo Gazeta de Toledo - crédito de Carla Campagnolo - FOTO 17-
Imagem: Acervo Jornal A Tribuna - FOTO 18 -
Imagem: Acervo de crédito de Gustavo Magnani / Facebook - FOTO 19 -
Imagem: Acervo pessoal / Facebook - FOTO 20 -
1948 — É sancionada a Lei Estadual nº 33, pelo governador Moysés Lupion, que declara reserva áreas mínimas de 121 hectares de terras devolutas, nas regiões onde estão situados os remanescentes das primitivas reduções jesuíticas.
Ao total, 10 áreas foram declaradas patrimônio inalienável do Estado do Paraná, entre elas a antiga redução jesuítica de Salto del Guairá, no atual município de Terra Roxa, junto a foz do Rio Piquiri no Rio Paraná.
___________________________________
1964 — É inaugurado o então Cine Ideal, mais tarde "Cine Maver", de propriedade de Adolino Sehn (Alemão Preto) e Edmundo Fagundes de Brito, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
___________________________________
1976 — Casam-se na Primeira Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon, os jovens rondonenses Salete Fassini e Arno Wondracek. Ela, filha do casal Wenilda Luiza (nascida Orlandini) e Orlando Fassiini; e ele filho do casal rondonense pioneiro Amanda (nascida Waldow) e Edmundo Wondracek
Salete e arno constituíram família com o nascimento de três filhos: Fernando, Giancarlo e Débora (colaboração do casal). -- FOTO 2 --
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
1982 — Com o anúncio do fim dos Saltos Sete Quedas, em Guaíra, devido a formação do Reservatório da Itaipu Binacional, milhares de pessoas aproveitam para visitar as quedas antes que elas desaparecem.
Não suportando o excesso de peso, uma das pontes pênsis¹ se rompe neste dia e causa a morte, por afogamento, de 32 visitantes. Entre eles, rondonenses . -- FOTO 3 --
¹ As pontes pênsis interligando os saltos das extintas Sete Quedas foram construídas pela Cia. Matte Larangeira, a partir de 1926, sob supervisão de seu engenheiro, o estadunidense Wilson Sidwell (MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Retratos de uma Época: Os Mendes Gonçalves & a Cia. Matte Larangeira. Campo Grande: Gráfica e Editora Alvorada, 2013, p. 86, 87 e 89).
___________________________________
1988 — Falece o pioneiro, ex-vereador e ex-prefeito do município de Palotina (PR), João Bortolozo, aos 59 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal.
A sua trajetória política começou com eleição ao cargo de vereador para o mandato 1966/1969 e, em seguida, para prefeito municipal gestão 1970/1973 (JMGOMES, (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 014, cad. janeiro e fevereiro 1988, p. 111. Programa de Rádio). -- FOTO 4 --
___________________________________
1994 — Falece em Curitiba o pioneiro rondonense Helmuth Koch¹, natural de Piratuba, Santa Catarina, nascido em 04 de agosto de 1921. Seu corpo é sepultado no cemitério Parque Senhor Bonfim, em São José dos Pinhais, na região metropolitana da Capital Paranaense.
É filho de Berta e Felipe Koch. Casou-se com Hilda Zastrow e teve os filhos Ivo, Lori, Nercy, Valmi, Carmen e Noemia (Fonte: Certidão de Óbito nº 32.755, do Livro nº 426, às fls 155, do 1º Ofício de Curitiba). -- FOTOS 5 e 6 --
¹ Quando chegou em Marechal Rondon, Helmuth Koch se estabeleceu com açougue e anos depois também com mercado. Helmuth Koch também foi o primeiro rondonense eleito à Câmara Municipal de Toledo, pelo então distrito de General Rondon. Enquanto vila General Rondon, o primeiro rondonense eleito como vereador ao Legislativo toledano, foi o pioneiro Waldi Winter (nota do pesquisador).
___________________________________
2006 — "Temperaturas chegam a 41º e até 47º centígrados a 1, 2 m de altura, em lavouras de soja de Toledo e região. Há alguns anos, na mesma época de verão, o calor ficava entre 35º e 37º" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 19).
__________________________________
2016 — Em sessão solene realizada na Casa da Cultura, de Quatro Pontes, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná outorga o título de cidadão honorário do Paraná ao cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
A solenidade foi marcada para Quatro Pontes porque acontecia na cidade o 7º Encontro dos Descendentes do casal Elizabeth (nascida Neis) e Mathias Scherer (ele imigrante alemão).
A proposição da homenagem é de autoria do deputado estadual Nereu Moura (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de junho de 2016, p.16 e 17). -- FOTO 7 --
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que a Sicredi Aliança PR/SP, com sede em Marechal Cândido Rondon (PR), teve um crescimento de 14,85% superior a 2015, totalizando R$ 689 milhões em ativos e coobrigações (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de janeiro de 2017, p. 22).
___________________________________
2018 — Falece na cidade Maceió, capital de Alagoas, o ex-morador rondonense Antonio Batista de Oliveira (Soró), aos 69 anos, vítima de enfarte do miocárdio.
Morou em Marechal Cândido Rondon por 45 anos. Grande parte desses anos atuou como eletrecista na Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (CERCAR) tornando-se uma pessoa muito conhecida no município, pelo seu apelido.
Trasladado para Marechal Cândido Rondon, seu corpo é sepultado no cemitério púbico da cidade de Marechal Cândido Rondon, no dia 20 de janeiro. -- FOTO 8 --
___________________________________
2019 — Falece a pioneira rondonense¹ Elinore Lamberti, aos 64 anos, vítima de infecção hospitalar depois de uma cirurgia para remoção de um tumor cerebral. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Nasceu em 02 de junho de 1955, filha do casal Lili (nascida von Borstel) e Mário Lamberti. Neta dos casais ...(nascida Lamb) e Erno Ewald von Borstel e ... (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
¹ É gentilício de quem nasce ou reside no município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2019 — A advogada rondonense Nair Scripchenko Galles toma posse como presidente da subseção da OAB de Marechal Cândido Rondon (PR), na sede da Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Curitiba (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de janeiro de 2019, p. 17). -- FOTO 10 --
___________________________________
2021 — Falece o sargento aposentado da PMPR, Jerônimo Chichock, com décadas de atuação na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), em consequência de um câncer de próstata. Nesta cidade também constituiu família.
Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2021 — É o dia de maior precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon: 105mm.
___________________________________
2022 — Inicia a construção da sede própria do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Marechal Rondon, com terraplanagem do terreno localizado no quilômetro 26 da PR-467.
A empresa vencedora do processo de licitação é a Construtora Êxito. A previsão para entrega da obra de edificação tem previsão de dois anos.
Investimento
O novo espaço terá em torno de 9 mil metros quadrados de área construída, e contemplará as partes operacional e administrativa. Sinônimo de destaque pela sua atuação terrestre e aquática, a nova sede do BPFron contará com hangar e heliponto, com a possibilidade de apoiar operações aéreas.
O investimento está previsto em R$ 32,5 milhões, obtido por meio de financiamento do governo do estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ordem de serviço visando à construção foi assinada pela Paraná Edificações. Está prevista a entrega da sede própria em até dois anos.
BPFron
Criado em 25 de julho de 2012, o BPFron é responsável por mais de 139 municípios da região fronteiriça e exerce um trabalho integrado com as polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, forças de segurança do Paraguai e da Argentina, entre outros órgãos (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2021 — Com um investimento previsto de 60 milhões de reais, a Unimed Brasil anuncia, em solenidade, a construção de um hospital para tratamentos de alta complexidade, no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (BIOPARK), na cidade de Toledo (PR).
O empreendimento é para atender usuários da cooperativa das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná, além de parte do Mato Grosso do Sul (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de janeiro de 2022, p. 14 e 15).
___________________________________
2023 — A terça-feira amanhece em Marechal Cândido Rondon (PR) com céu parcialmente nublado, com nuvens tipos cumulus e stratocumulus. Após o meio-dia, mesmo com a presença de nebulosidade tipo cumulus, há a formação de nuvens cumulonimbus. Ocorre chuva intermitente (pancada de aproximadamente de uma hora de duração) sobre a cidade e adjacências. Ventos do dia do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas do dia na cidade entre 26 e 36 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2024 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) com temperatura de 24 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes durante o dia. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como cirrostratus. Não ocorrem precipitações pluviométricas.
A temperatura máxima do dia na cidade atinge 33°Celsius com sensação térmica de 35 (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
___________________________________
2025 — É sexta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 21 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes. Céu com presença discreta de nebulosidades tipificadas como cirrus e altocumulus.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Na sexta-feira a instabilidade aumenta significativamente no norte, Campos Gerais e no leste do Paraná, setores onde há possibilidade para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a qualquer momento do dia. Nas demais regiões do estado, temporais típicos de verão devem ocorrer, mas de forma mais isolada. As regiões sudoeste, oeste e noroeste devem registrar mais uma vez as maiores temperaturas, passando facilmente dos 30 °C".
A temperatura máxima em Marechal Cândido Rondon alcança os 36 centígrados com sensação térmica de 39 (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather).
A onda de calor que afeta "parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil, o Uruguai, o Norte e o Nordeste da Argentina, e o Paraguai, coloca o Rio Grande do Sul com uma das tardes mais quentes do mundo (Metsul). -- FOTO 15 -
___________________________________
2025 — É empossado Marcos Sphor (Sargento Sphor), no período matutino, como vereador eleito para 16ª legislatura da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. Por questões de saúde, com internamento hospitalar, não pôde participar da solenidade de posse no dia 1º de janeiro. -- FOTO 16 --
___________________________________
2025 — O arcebispo de São Paulo, cardeal D. Odilo Scherer, visita o prefeito municipal de Toledo (PR), Mario Costenaro, o vice prefeito, Lucio De Marchi, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle.
O encontro acontece na Prefeitura Municipal (Gazeta de Toledo).-- FOTO 17 --
____________________________________
2025 — Acontece o lançamento interno para os colaboradores da empresa Sooro Renner, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), o livro "Wlliam da Silva: A dádiva de ser quem é", obra que conta a trajetória de vida do empresário que fundou o complexo de latícinios antes citado (colaborou Débora Garcia, secretária-executiva do grupo empresarial). -- FOTO 18 --
_____________________________________
2026 — É sábado. O começo da manhã na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 24 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu com nebulosidades tipificadas como cirrus e altocumulus. À tarde, também avistamento de formações nuvens tipo nimbostratus e cumulonimbus.
Não chove na cidade de Marechal Cândido Rondon.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Neste sábado, as temperaturas se elevam em todo o Paraná, com os maiores valores nas faixas norte e oeste, onde as máximas deverão superar os 32 °C. Em função da disponibilidade de umidade e do aquecimento diurno, há previsão de pancadas de chuva isoladas em todas as regiões do estado. No entanto, o maior potencial para a formação de fortes tempestades localizadas, ocorre a partir da tarde nas regiões Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Sudeste, Leste e Norte, em decorrência da circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera.
A temperatura máxima do dia chega a 34°Celsius com sensação térmica de 36 (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador).
____________________________________
2026 — É assinado na capital paraguaia, Assunción, o tratado econômico entre o Mercosul e União Européia (UE).
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não compareceu à solenidade, com a justificativa de que o acordo somente precisaria ser assinado pelos representantes das Relações Exteriores dos países sulamericanos (BBC Brasil).
No entanto, especulações dão conta que o presidente brasileiro não foi para não se encontrar com Javier Milei, presidente da Argentina, com quem não compartilha um bom relacionamento, fruto de diferenças ideológicas: o 1º de linha esquerdista e o 2º de direita (NB).
Assistir vídeo, pronunciamento de Santiago Peña, presidente do Paraguai, clique aqui. Créditos de ABC Color.
____________________________________
2026 — Falece na cidade de Guaíra (PR), Ana Maria Menel Maravieski, professora, historiadora, artesã e guia turística, aos 78 anos. Seu corpo é sepultado no Cemitério Municipal da cidade.
É natural da cidade catarinense de Rio do Sul, nascida em 05 de julho de 1947.
Com formação em Magistério e Contabilidade, Ana Maria teve uma carreira proeminente como professora "em importantes instituições de ensino de Guaíra", lecionando História.
Ao longo de sua vida em Guaíra também exerceu uma atuação persistente e preponderante na preservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e natural do município. Ao tempo em que mantinha uma intensa atividade artística (Prefeitura de Guaíra). -- FOTO 19 --
____________________________________
2026 — Falece o empresário rondonense Adelar Luiz Corte, aos 76 anos, em decorrência de septecemia de foco pulmonar, pneunomia e demência vascular. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR).
Natural de Sobradinho (RS), nascido em 29 de outubro de 1949, é filho do casal Maria (nascida Cremonese) e Adelino Corte.
Casou-se em Marechal Cândido Rondon com Juçara Rosa— e com ela constituiu família com o nascimento dos filhos Jean, Janaína e Junice.
O óbito foi registro no Registro de Pessoas Naturais de Marechal Cândido Rondon no Livro C 31, fls 299, termo 11 472. -- FOTO 20 --
¹ Ela filha do casal Maximilia e Ary Branco da Rosa, ele 1º prefeito (nomeado) de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
____________________________________






COMENTÁRIOS