1966 — Falece o senhor Ari Branco da Rosa, primeiro delegado de Polícia de Marechal Cândido Rondon, e prefeito interino do município, entre julho e 02 de dezembro de 1960.
1895 — Falece o Frei Timóteo de Castelnuovo (Domingo Antônio Luciani), introdutor da cultura do café no Paraná, na extinta Colônia Militar do Jataí, localizada às margens do Rio Tibagi, no atual município de Ibiporã, Norte do Paraná.
O monge italiano, natural de Castelnuovo Magra, chegou às terras paranaenses em 06 de dezembro de 1854, encarregado pelo Império Brasileiro para atuar na catequização e aldeamento de indígenas. Organizou o Aldeamento São Pedro Alcântara, na região da colônia militar citada e nele trabalhou até a sua morte (FRIGO, Frei Adelino. Memórias de um herói. Frei Timóteo de Castelnuovo. Jacarézinho: Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), 2009. E-book. Acesso: 10.12.2020; e NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti: Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, via meio eletrônico (e-mail), em 06.12.2020). -- FOTO 2 --
Sobre o prodigioso missionário, o eminente historiador paranaense Rocha Pombo (1857-1993) escreveu:
"Por muitos anos, a partir de 1854, este venerável catequista (Frei Timóteo viveu entre os ínidos do sertão de Tibagi, prestando o maior serviço a numerosas famílias aldeadas na região de São Pedro Alcântara; graças a ele, possuímos um valioso dicionário da lingua Caiuá e outro da lingua Coroados, aos quais é necessário se recorrer quando nos ocupamos de tais línguas indígenas" (apud FRIGO, 2009,p. 4).
___________________________________
1924 — O extinto jornal curitibano "O Dia", publica reportagem, com certa dose ufanosa, sobre aspectos da cidade de Guaíra e do Baixo Paraná (de Guaíra a Foz do Iguaçu:
Nossa Terra
A cidade de Guaíra, no Alto Paraná
Um grande entreporto commercial
Nas vastas e opulentas regiões do Rio Paraná, a par das maravilhas que a natureza previlegiada de nossa terra nos offerece a contemplação admirada, encontram-se também grandes e radiosas realizações, fructo do esforço e do trabalho intelligente do homem. Destaca-se dentre estas a encantadora e adiantada cidade do Guayra com uma população de dois mil habitantes quasi que na sua totalidade de nacionalidade e origem paaraguaya. Guayra é o grande entreposto commercial da poderosa companhia nacional Matte Larangeira. Ahi é concentrada toda a herva matte procedente do Matto Grosso e que depois a empresa faz transportar em estrada de ferro até o porto Mendes de onde embarcada segue para Posadas em demanda dos mercados consumidores. A cidade que conta com a mais bella e attrahente situação topographica foi construida acima dos grandes saltos, numa chapada fértil e pittoresca cujos horisontes se abrem infinitamente aos olhos extasiados do observador. É ainda um grande centro de actividade industrial contando entre seus estabelecimentos de valor uma fundição moderna, doptada dos mais modernos apparelhamentos e na qual são fabricadas todas as peças necessárias para a conservação em bom estado da fróta fluvial da firma sua proprietaria.
Junto a esta um estaleiro apto aos trabalhos que delle se exige demonstra o alto grao de adiantamento da cidade da margem do magestoso Paraná
A previsão sabia dos directores da empreza nada escapou quer no terreno material, quer no moral, o mesmo succedendo ao conforto, hygiene e bem estar da população de Guayra. Assim é que uma escola funcciona diariamente, ministrando a indispensável instrucção á sua população escolar. Um magnifico hotel offerece o máximo conforto ao viajante que aporta aquella previlegiada paragem.
Ha ainda na cidade do Guayra uma legislação á norte americana que implantou o regimen da lei secca, estendendo a até a prohibição do jogo. Toda illuminda á luz electrica e dispondo de uma perfeita rede de agua e esgottos Guayra se colloca á altura de muitas cidades das mais adiantadas, superando mesmo nesse particular a uma formosa capital muito conhecida.
A cidade é ligada a Presidente Epitacio, ex-Tibiriça, no Estado de S. Paulo por uma linha de navegação fluvial cujos vapores fazem o trajeto duas vezes por mez, partindo daquella cidade nos dias 04 e 24 de cada mez.
De Guayra a Porto Mendes que fica situada mais ou menos a setenta kilometros abaixo dos saltos ha uma estrada de ferro de bitola 0m,60 que faz o percurdso em quatro horas.
Deste ultimo porto á cidade argentina de Posadas companhias argentinas e paraguayas proporcionam aos passageiros o mais commodo e confortavel transporte nos seus bellos vapores, dentre os quaes se destacam "Corumbá", "Itaberá", "Hespanha", "Bell" e muitos outros.
A duração das viagens entre Porto Mendes e Fóz do Iguassú, ultimo porto brazileiro, no territorio paranaense é quando sdubindo o rio de 24 horas e de 6 quando descendendo-o. Ha nesse trajecto, entre os dois portos difficeis passagens de alguns passos perigossismos, avultando os de S. Francisco e Santa Thereza. Já se tem verificado ahi diversos naufragios de algumas embarcações.
Apesar de não se ter procedido a operação de sondagem do rio, os praticos calculam que a sua profundidade varia entre 120 a 300 metros, variando também a sua largura entre 300 e 600 metros. Elle deslisa vertiginosamente entre barrancas escarpadas e ingremes que attingem á vertiginosa altura de 120 metros.
Nestas margens encontram-se de momento a momento magnificos portos dos quaes destacamos pela sua importancia commercial os de Alica, Sol de Maio, Bella Vista, Santa Helena, S. Francisco e finalmente Fóz do Iguassú. E o grande commercio que faz o assombroso movimento do Rio Paraná é quasi que inteiramente constituido da exportação do precisoso matte procedente de Matto Grosso e do nosso Estado. O transporte é feito em jangadas que são arrastadas rio acima e rio abaixo por possantes e airosos rebocadores.
Damos nesta pagina alguns aspectos da região que patenteam a grandeza e a fertilidade daquelle pedaço de nossa terra e as grandes possibilidades que nella residem(sic) ( in: nº 275, ed. 18 de maio de 1924, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 3 --
___________________________________
1955 — Um forte tornado¹ atinge a localidade de Nova Concórdia, hoje Concórdia do Oeste, no município de Toledo, que causa grandes estragos e vítimas fatais.
O jornalista Luiz Alberto Martins da Costa, conta o ocorrido que era "inicio da noite e a professora Maria Beumer e seu filho, de cerca de 1 ano de idade, são jogados aa 200 metros de distância da residência e encontrados mortos na manhã seguinte. A mãe está abraçada à criança. Era esposa do também professor Leopoldo Beumer. Moradores contam que em matas próximas o tornado derrubou árvores numa faixa de 200 metros. Muitos animais doméstios e silvestres também são encontrados no dia seguinte" (in: Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p.107).
¹ As ocorrências de tornados e fortes temporais são bastante frequentes e sucessivos no Oeste do Paraná. Pioneiros relatam, que ao fazerem o desflorestamento nas áreas adquiridas, encontraram clareiras com faixas de árvores retorcidas e caídas. Nos anos seguintes até os tempos atuais, recordam-se de vários episódios de destruições na região, por tempestades (nota do pesquisador).
___________________________________
1966 — Falece o senhor Ary Branco da Rosa, primeiro prefeito interino do município de Marechal Cândido Rondon, nomeado pelo governador Moisés Lupion logo após a emancipação político-administrativa do município de Toledo. A nomeação se dá pelo Decreto nº 31.337, de 05 de agosto de 1960. Ele permanece no cargo até a posse do 1º prefeito eleito da cidade, Arlindo Alberto Lamb.
Antes de ser nomeado como prefeito, exercia as funções de Delegado de Polícia, para quais funções retornou ao final do mandato de chefe do Executivo Municipal.
Era natural de Lagoa Verrmelha (RS), onde nasceu em 29 de março de 1914, filho do casal Helena (nascida Branco) e Olivério Alves da Rosa. Casou-se s em 1ªs núpcias com Inês Knoll com quem formou família com o nascimento dos filhos Antonio Athos Knoll da Rosa, Helena Horácio Knoll da Rosa e Jandira Terezinha Knoll.
Em segundas núpcias contraiu matrimônio com Maximília da Silva com quem teve as filhas Maria Helena da Silva Rosa, Juçara da Silva Rosa e Joanameri da Silva Rosa (assentamento do óbito no Livro C-2, fls. 108, termo 707, lavrado em 21.05.1966, no Registro Civil de Marechal Cândido Rondon). -- FOTO 1 --
___________________________________
1968 — O extinto diário paulistano Jornal da Tarde veicula matéria, de duas páginas, intitulada "Onde está nascendo o IV Reich", acusando os rondonenses de práticas nazistas (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 153).
___________________________________
1970 — O ex-pároco padre Cristiano Wiemann, da Comunidade Católica Sagrado Coração, inicia visita a Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador. -- FOTO 4 --
__________________________________
1971 — Pesquisadores encontram aterro circular de 12 metros de diâmetro e outros vestígios de aldeias indígenas em 17 sítios arqueológicos, no Vale do Rio Piquiri, no Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 107).
___________________________________
1975 — É inaugurada a e então Escola Municipal Américo Vespúcio, construída na localidade de Fazenda Grahl, no distrito rondonense¹ de São Roque, no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
¹ Gentílico de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1975 — É inaugurada, festivamente, a igreja da Comunidade Evangélica de Nova Santa Rosa, com culto oficiado pelo pastor Heinz Ehlert (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1977 — Pelo Decreto nº 063/77, o Governo Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova o loteamento¹ da chácara 267, na sede municipal, de interesse da empresa Organização Comercial e Imobiliária Trivelato Ltda. (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 24, ed. 29 de dezembro de 1977, p. 13).
¹ A formação da área urbana foi denominada de Jardim Higienópolis (nota do pesqusiador).
___________________________________
1978 — É fundado o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), entidade organizado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de maio de 2021, p. 36). -- FOTO 6 --
___________________________________
1978 — Pela Resolução nº 736, do Governo do Estado do Paraná, é nomeado como subdelgado do então distrito rondonense de Mercedes, Edulino G. Sieves, em subsituição a Clemente Finkler que deixou cargo por problemas de saúde.
Pela mesma Resolução foram nomeados: Gregório Bloemer, como 1º suplente; Eraldo Trivelatto, como 2º suplente; e Edo van der Sand, como 3º suplente (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: nª 43, ed. 18 a 24 de junho de 1978, p. 10).
___________________________________
1983 — Por decreto governamental é destituído de delegado de Polícia do município de Nova Santa Rosa, o senhor Ivo Knebel¹ (GROLLI, Carlos Alberto. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed. 01.06.83, p. 17. Programa de Rádio).
¹ A substituição se deu por causa da incompatibilidade do grupo político do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) local, por pertencer ao grupo político opicionista (nota do pesquisador).
___________________________________
2000 — Falece a pioneira rondonense Hilda (nascida Jacobi) Ristau, aos 83, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Era natural de Rio Serra de Jaraguá, na época pertencente à Comarca de Joinville (SC), em 30 de janeiro de 1917, filha do casal Olivia (nascida Roters) e Henrique Jacobi.
Casou-se com Carlos Ristau em 04 de junho de 1938 e com ele formou família com o nascimento dos filhos Hermes, Odi, Ivone e Alfredo (este último nascido em Marechal Cândido Rondon).
A pioneira chegou ao Oeste do Paraná, em 06 de novembro de 1953, na companhia do esposo e dos três filhos (colaborou Shirley Ristau). -- FOTO 7 --
____________________________________
2015 — Acontece no auditório da entidade “Ecos da Liberdade” , na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), palestra com o britânico James McSill, consultor de história universal, abordando o tema: “Qual é a história de vida que você quer viver?”
A promoção é da Acimacar, JCI-Marechal Cândido Rondon, Falurb (extinta) e Iguassu-IT (O Presente)
___________________________________
2015 — O rondonense Gilson Metz assume a diretoria de negócios da Sicredi Aliança PR/SP, tendo como colegas na diretoria-executiva Fernando Barros Fenner e na diretoria de operações, Roberto Bernardi (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
2015 — É iniciada em Marechal Cândido Rondon a campanha “Fala Bonito: não feche os olhos para a violência”, no saguão Almiro Bauermann, da Prefeitura Municipal.
O evento conta com a presença do prefeito municipal Moacir Froelich, vice-prefeito Silvestre Cóttica, Berenice Ferreira da Silva Nassar, juíza de direito da Vara de Infância e Adolescência, Maria Cleonice Froelich, secretária municipal de Assitência Social, professora Marta Bendo, secretária municipal de Educação; Debora Gerke Kist, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes; Gercy Rauber Antunes, presidente do Conselho tutelar e o vereador João Marcos Gomes, presidente da Câmara Municipal.A campanha envolve o Combate ao Abuso e a Exploração contra Crianças e Adolescentes (O Presente).
___________________________________
2016 — A adolescente rondonense Estéfani Merlin Thomé, de 12 anos, conquista na cidade do Rio de Janeiro, o título de Miss Pré-Teen Brasil Beauties Internacional 2016 (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — Falece na cidade do Rio de Janeiro o militar Jecy Seroa da Motta, do Exército Brasileiro. Na condição de coronel assumiu em 1971 a função de comandante do então 1º Batalhão de Fronteira, em Foz do Iguaçu (PR). Permaneceu no cargo até 1977 (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — Visitam a sede da Cooperativa Sicredi Aliança PR/SP, em Marechal Cândido Rondon, o diretor de operações e gerente de Ciclo de Crédito da Sicredi Pioneira, de Nova Petrópolis (RS) Eduardo Spier e Luiz Cesar Wazlawick, respectivamente.
Na Sicredi Aliança, os dois representantes da cooperativa de crédito gaúcha, são ciceroneados pelo gerente de Ciclo de Crédito, Lucas Barbosa Fedel.
Os funcionários da Sicredi Pioneira vieram conhecer as práticas da área de crédito (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
_______________________________
2018 — Acontece no Ginásio de Esportes Ney Braga, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, às 19h30m, a abertura oficial da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná 2018 (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
2018 — Visita a cidade de Marechal Cândido Rondon, para contatos político-partidários com correligionários do PSD, o deputado estadual e candidato ao governo do Paraná, Ratinho Júnior (O Presente. Marehal Cândido Rondon: ed. 18 de maio de 2018, p. 03). -- FOTO 11 --
___________________________________
2018 — O Sebrae/PR concede pela primeira vez no Estado do Paraná, o Selo de Referência em Atendimento às Salas do Empreendedor¹, durante encontro realizado em Curitiba.
São premiadas com o Selo de Ouro, as salas de Entre Rios do Oeste e Mercedes, com o Selo de Prata, as unidades de Pato Bragado e Maripá; e com o Selo de Bronze, as salas de Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de maio de 2018, p. 12 e 13).
¹ A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).
____________________________________
2018 — Com base nos dados publicados na 4ª edição do Boletim de Conjuntura Econômica Regional do Oeste do Paraná, editado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), o jornal O Presente noticia que a cada dia morre uma pessoa em Marechal Cândido Rondon.
De acordo com o informativo, a principal causa de morte de rondonenses e moradores do Oeste do Paraná decorre de doenças de coração (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de maio de 2018, p. 14 e 15). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Acontece a posse festiva das novas diretorias da Associação Comercial e Empresarial de Entre Rios do Oeste (ACIER) e do Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora, respectivamente, gestão 2018/2019.
Como presidente da ACIER, toma posse, para mais uma gestão, o empresário Alexandre Stein. Como presidente do Conselho da Mulher assume a empresária Márcia Koop (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de maio de 2018, p. 16 e 17).
__________________________________
2019 — O rondonense Luciano Lizzoni é laureado como o melhor presidente de capítulo JCI das Américas, no ano de 2018. A premiação se dá durante a Conferência das Américas, na cidade de Mendoza (Argentina).
O evento reuniu cerca de 500 juniores de 32 países (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de maio de 2019, p. 20). -- FOTO 13 --
__________________________________
2020 — Falece em Curitiba o músico e compositor João Lopes da Silva¹, aos 69 anos, vítima de um câncer de pulmão. A composição e interpretação de "Bicho do Paraná" (ouvir a música, clique aqui), um top de sua criatividade musical, caiu no gosto do público paranaense, em especial do Norte do Estado, "se tornou uma espécie de hino não oficial do Paraná".
Por iniciativa da Umuarama Publicidade, o título da música foi usado para uma ampla campanha publicitária do extinto Banco Bamerindus, destacando expoentes paranaenses, com o título "É Bicho do Paraná". -- FOTO 14 --
¹ É natural da cidade paranaense de Califórnia, no Vale do Rio Ivaí (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon divulga boletim epidemiológico sobre a epidemia de dengue no município, com 1.939 casos confirmados, um crescimento de 57 novos acometidos em relação ao boletim veiculado em 23 de abril último (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2020 — Pelo quarto ano consecutivo o Colégio Estadual Eron Domingues, da cidade de Marechal Cândido Rondon, é destaque nacional no programa Parlamento Jovem Brasileiro. O educandário rondonense é destaque em números de alunos selecionados, dos 80 alunos paranaenses pré-escolhidos para a fase final, 38 são do Eron Domingues. E dos 20 escolhidos para a etapa de Brasília nos últimos quatro anos, seis foram alunos do colégio.
O bom desempenho dos estudantes rondonenses é apresentado na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon pela professora Vera Pagnussatti e as estudantes Gabriela Andreoli da Costa e Jenelly Maria Richart (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de maio de2020, p. 16).
___________________________________
2021 — Acontece o Seminário do Leite 2021 da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon. Em virtude da pandemia da COVID 19, o evento foi realizado de forma on-line (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de maio de 2021, p. 27 e ed. 21 de maio de 2021, p. 36; e LAURETH, Jean Michel. Revista Copagril. Marechal Cândido Rondon: Gráfica Tuicial, 2021, ed. 120, ano 16, cad. Abril/Maio/Junho, p. 12, 13, 14 e 15). -- FOTO 16 --
Ver vídeo do evento, clique aqui.
___________________________________
2021 — A energia produzida, via biogás, com o tratamento de 215 toneladas diárias de dejetos de suínos, é adquirida pela Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste para abastecer seus 60 prédios publicos. Nesse processo, o Poder Público local economiza em torno de 70 mil por mês nos gastos com energia elétrica.
Com a venda do biogás, os suinocultores integrantes do conjunto de biodigestores, ganham entre R$ 500 e R$ 6 mil reis por mês e ficam com o biofertilizante — sobra da biodigestação — para adubar lavouras de milho e pastagens (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de maio de 2021, p. 29 e 30).
___________________________________
2021 — O Conselho Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprova a celebração do Ano Internacional do Vidro em 2022. O objetivo visa impactar a importância tecnológica, científica, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe.
A abertura do evento de celebração do ano alusivo foi agendado para os dias 10 e 11 de fevereiro de 2022(nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Em evento que começou nesta data se seguiu até o dia 21, em Curaçao, no Caribe, a JCI Marechal Cândido Rondon é reconhecida como a melhor do continente americano, por suas ações desenvolvidas no ano 2021.
O prêmio é recebido pelo membro da organização rondonense, Nilson Levi Winter, durante o encontro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de maio de 2022, p. 35). -- FOTO 17 --
___________________________________
2023 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, realiza o Seminário Soja e Milho 2023, na sede social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC).
A palestra técnica do grande evento é da doutora e pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Dagma Dionísia da Silva. Ela aborda o tema “Cigarrinha do milho — Complexo dos Enfezamentos e suas Estratégias de Manejo”.
Junto ao Seminário acontece a premiação dos agricultores que se destacaram nas respectivas culturas. -- FOTOS 18 e 19 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2023 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon inicia os trabalhos iniciais para a pavimentação asfáltica do trecho 2 da estrada rural da sede distrital rondonense de São Roque até a localidade Cinco Cantos. A macadamização do trecho 1 da referida estrada aconteceu meses anteriores.
O valor do investimento nessa segunda etapa é de R$ 404.599,00, sendo cerca de R$ 250 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado federal José Carlos Schiavinato (em memória) e o restante contrapartida do município (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
__________________________________
2023 — Em sessão solene no Auditório Dirceu da Cruz Vianna, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), a Câmara de Vereadores outorga ao major Tiago Zajac dos Santos, do Corpo de Bombeiros do Paraná, o título de Cidadão Honorário do Município.
A proposição da homenagem foi do vereador João Eduardo dos Santos (Juca).
O militar comandou a unidade militar de Marechal Cândido Rondon entre 2015 e 2022. Na data da entrega do título atuava no Comando Regional na cidade de Cascavel. -- FOTO 21 --
Sobre o homenageado, a Câmara Municipal distribuiu às mídias sociais a seguinte nota biográfica do homenageado:
Tiago Zajac nasceu em 25 de março de 1984, em Curitiba (PR), filho de Helena Zajac dos Santos e Airton Tadeu dos Santos. É casado com a rondonense Maísa Weber Zajac. Eles são pais de Henry e Laura.
Na adolescência, ao final do ensino médio, prestou o concurso para aspirante, através da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Formou-se então na Academia Policial Militar do Guatupê, no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, no bacharelado em Segurança Pública (2007).
Especializou-se no curso de Prevenção e Combate a Incêndios Urbanos (2010) e fez mestrado de Aperfeiçoamento de Oficiais Bombeiros Militares – Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (2021), além de realizar diversos cursos de formação e atuar como professor no corpo militar.
O homenageado também é graduado em Marketing e Varejo, pelo Centro Tecnológico OPET (2003), com especialização MBA em Controladoria e Finanças, pelo ISEPE Rondon (2021) e em Gestão em Segurança Pública, pela Faculdade Campos Elíseos (2021).
No quadro de oficiais dos Bombeiros Militares, Tiago Zajac progrediu nos seguintes anos: de aspirante a oficial (2007); 2º tenente (2008); 1º tenente (2010); capitão (2012) e major (2022).
Chegou em Marechal Cândido Rondon em 2015 com a tarefa de liderar o Corpo de Bombeiros local que, na época, ainda não estava consolidado e atuava, inclusive, com bombeiros comunitários.
Durante sua atuação no município rondonense, trouxe diversas conquistas à corporação, que refletiram diretamente na prestação dos serviços à comunidade local e dos municípios abrangidos pelo 4º Subgrupamento.
COMENTÁRIOS