1906 — Nasce Anton Darius (Pe. Antonio Darius), futuro pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (...)
1906 — Nasce Anton Darius (Pe. Antonio Darius), futuro padre vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR) em Hückelhoven, Alemanha, filho de Hubertina e Johann Darius. -- FOTO 1 --
1922 — Publicação do extinto jornal curitibano "Commercio do Paraná, registra que a Apelação Civil nº 1020, da Comarca de Foz do Iguaçu, em que é apelante Julio T. Allica e apelado João Maria Alcorta, foi encaminhada ao Desembargador Teixeira (entende-se como integrante do Tribunal de Justiça do Paraná) (Commercio do Paraná. Curitiba: Anno XX, nº 3.818, ed. 05.10.1922, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 2 --
1930 — Nasce o pioneiro rondonense Conrado Bach, na cidade de Não-Me-Toque (RS), filho do casal Ana Otilia e Nicolau Domingos Bach.
Conrado veio conhecer a futura cidade de Marechal Cândido Rondon em 1951. Ajuda, por um mês, na construção do histórico Hotel Avenida, como auxiliar do carpinteiro Ervino Finger¹ e do mestre de obras, de nome Carlos. Como fica doente nesse período, retorna ao Rio Grande do Sul para tratar da saúde. Um mês depois volta à então vila de General Rondon. Encontra o Hotel em fase de conclusão. Ajuda a pregar as matajuntas.
Conta o pioneiro que "em 1951 tinha mais ou menos 8 casas em Marechal Cândido Rondon, mas a cada vinha umas cinco família com mudança" Ajudei na construção de duas casas de migrantes, uma na cidade e a outra onde hoje é a Sadia. Como músico animei uns fandangos na nova vila".
Retornando tempos depois mais uma vez ao Rio Grande do Sul, casa-se em 09 de julho de 1955 com Veleda da Cunha e com ela constitui família com o nascimento da filha Renita Regina, em 08 de outubro de 1957, e Pedro Alceu, em 29 de março de 1959. No Paraná, nasce mais o filho Paulo Roberto, em 13 de fevereiro de 1964.
O casal Veleda e Conrado e os dois filhos migram para Marechal Cândido Rondon 1962. Chegam com a mudança à noite. Pousam na casa do pioneiro Onofre Machado de Souza. No outro dia, com a mudança, seguem até a "morada" em sua propriedade, área adquirida na localidade rondonense de Linha Boa Vista. A "casa" embaixo abriga a criação de suínos e na parte superior serve de residência.
Paralelo à atividade de suinocultura, Conrado mantém intenso envolvimento com a agricultura. Com surgimento da tecnificação agrícola, no começo de 1970, logo participa forte do novo incremento de tecnologia rural, implantando-a em sua propriedade.
Em agosto de 1970 é fundada a atual Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede em Marechal Cândido Rondon. Conrado Bach é um dos seus fundadores e é eleito como membro do 1º Conselho Fiscal da nova entidade cooperativista agroindustrial. Ao tempo em que participa da diretoria do Sindicato Rural Patronal local (colaboração de Orlando Miguel Sturm). -- FOTO 3 --
1942 — O então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, instituí o "Cruzeiro" como moeda do país pelo decreto lei 4.791. Era a primeira vez que o Brasil faz uma mudança em seu padrão monetário. Com a alteração, um cruzeiro equivale a mil réis.
A moeda instituída por Getúlio vigora até fevereiro de 1967, data em que o "Cruzeiro" é substituído pelo padrão transitório "Cruzeiro Novo", por causa da inflação, e corresponde a mil cruzeiros "antigos".
Em maio de 1970, o "Cruzeiro" retorna e circula até fevereiro de 1986, quando é trocado pelo "Cruzado" no governo de José Sarney. Novamente, por causa da altíssima inflação, a moeda é trocado, de maneira provisória, pelo "Cruzado Novo", em 1989.
Após 90 dias, o "Cruzeiro" é novamente instituído e substitui o "Cruzado Novo" — 1 Cruzeiro era igual a 1 Cruzado Novo. O que representa apenas uma mudança de nome, durante o governo de Fernando Collor.
Em 1993, vem o Cruzeiro Real durante o governo de Itamar Franco. No fim daquele, é criada a unidade real de valor (URV). No ano seguinte, é adotado o padrão do "Real", que marca o controle da inflação no Brasil, em medida adotada pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (History Channel a quem pertence os direitos exclusivos do texto). -- FOTO 4 --
___________________________________
1943 — A República do Paraguai¹ cria como moeda oficial, o guarani, em subsituição ao antigo peso paraguayo. O guarani é considerado (em 2022) a moeda mais antiga e estável da América do Sul (ABC Color Online). -- FOTO 5 --
¹ O país recebeu a partir da década de 1970 milhares de famílias brasileiras que ocupam as terras agricultáveis da região Leste. Outras começaram a dedicar ao comércio ou prestação de serviços (nota do pesquisador).
___________________________________
1948 — O antigo jornal curitibano "Diário da Tarde", com a manchete: Colonia da Família - Grandes A'reas de Terras na Foz do Iguaçu, a serem desapropriadas pelo Estado para colonização foram cair nas mãos de M. Lupion & Cia, denuncia como antigas concessões de áreas de terras¹, no Oeste do Paraná, às empresas argentinas Nuñez Y Gibaja e Domingo Barthe, respectivamente, que tinham sido declaradas de utilidade pública pelo interventor Manoel Ribas, foram adquiridas, por descuido do Governo do Paraná, pela firma de Moisés Lupion. Venda que teria causado enormes prejuízos ao erário público estadual.
O mesmo periódico também se reporta ao pedido de informações, formulado por um grupo de 12 deputados estaduais, ao Governo do Paraná, para explicar-se sobre a lesiva e efúgia negociação feita com Moisés Lupion (Diário da Tarde. Curitiba: Ano 50, nº 16.497, de 05 de outubro de 1948, p. 1 e 6 — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Trata-se das áreas Lopeí o jornal fala Lopes Paz), de Nuñez y Gibaja; e Piquiri, Andrade e São Domingos, concessionadas à Domingo Barthe.
___________________________________
1948 — D. Manoel Koenner, prelado de Foz do Iguaçu, celebra a 1ª missa na atual cidade de Maringa (PR), com a consagração da igreja católica local aos "apóstolos do "Sagrado Coração de Jesus", escolhido como padroeiro da cidade" (Expressiva mensagem de Natal e Ano Novo — Da Sociedade Imobilária Norte do Paraná. Diário da Tarde. Curitiba: Ano 50, nº 16.560, ed. 18 de dezembro de 1948, p. 6 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 6 --
___________________________________
1965 — O prefeito municipal Arlindo Alberto Lamb (1º eleito), de Marechal Cândido Rondon, assina um dos últimos alvarás de construção, em alvenaria, em favor do pioneiro rondonense Roberto Port.
Trata-se do prédio que abriga até hoje (2021) empresa "Auto Mecânica Rondon", pioneira na revenda de peças automotivas, à Avenida Maripá esquina com a Rua São Paulo.
Atualmente a empresa e o prédio são de propriedade de Julierme Alan (Baby) Gentilini.
O destaque do documento são os selos de tributos pagos (na época os moradores diziam "comprar selos) apostos (colaborou Daiana Gentilini). -- FOTOS 7 e 8 --
___________________________________
1974 — É realizada a 2ª Feira Agrícola Escolar de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — O Prefeito Municipal Almiro Bauermann concede entrevista a TV Cultura, de Maringá, a convite da emissora, para falar sobre o desenvolvimento do município de Marechal Cândido Rondon. A exibição da gravação aconteceu no dia 11 de outubro (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Visita a cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), o casal alemão Gunther e Liselotte Neufeldt, professores aposentados de Geografia. A viagem ao Brasil destina-se à realização de estudo sobre a transformação geográfica, principalmente quanto as formas de colonização.
Marechal Cândido Rondon é incluído no roteiro, a partir da leitura de artigo sobre o município, publicado na Alemanha (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., nº12, ed. 12 a 19.10.1977, p. 5). -- FOTO 9 --
___________________________________
1980 — É "realizada a 8ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca de Toledo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 223).
___________________________________
1984 — Começa a funcionar a tradicional loja Nadir Presentes e Brinquedos, de propriedade do casal Nadir e Odorico de Souza, à Rua Rio de Janeiro, 745, em Marechal Cândido Rondon (O Presente).
___________________________________
1988 — Em sessão especial do Congresso Nacional, o presidente da Câmara dos Deputados, Ulisses Guimarães, promulga a Constituição de 1988. -- FOTO 10 e 11 --
___________________________________
1999 — Falece na sede distrital rondonense de Iguiporã, o pioneiro Erno Hachmann aos 70 anos, em consequência de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede distrital citada.
Era natural de Piratuba (SC), nascido em 08 de junho de 1929, filho do casal Amanda (nascida Heliger) e Leopoldo Hachmann. Casou-se em 27 de fevereiro de 1954, na Igreja Evangélica de Piratuva, com Erna Koehler¹ com quem constitui família com o nascimento da filha Wally e o filho Nilson.
O casal eos filhos chegam de mudança em Marechal Cândido Rondon em 1963. No ano seguinte, de 1965, fixa, residência definitiva na sede distrital rondonense de Iguiporã, onde Erno se estabelece como ferreiro e mecânico (colaborou Nilson Hachmann, filho). -- FOTO 12 --
¹ É filha do casal rondonense pioneiro Olinda (nascida Dachmann) e Jorge Frederico Alexandre Koehle, família que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 18 de agosto de 1954 (nota do pesqusiador).
______________________________________
2006 — Entra em operação a 1ª rádio exclusivamente via internet do Oeste do Paraná, instalada na cidade de Toledo (PR), a Kula Webradio Universitária, junto ao campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 223).
___________________________________
2013 — O Rotary Clube Guarani, de Marechal Cândido Rondon (PR), realiza a sua 6ª Oktoberfest no Clube Aliança (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de outubro de 2013, p. 22).
___________________________________
2014 — O deputado estadual Elio Lino Rusch se elege para o sétimo mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com 54.993 votos, pela Coligação Avança Paraná (PSDB, Democratas, PSB, Pros e PHS) – (Fonte: O Presente).
___________________________________
2014 — O deputado estadual Ademir Antonio Osmar Bier (PMDB) se reelege para o quinto mandato – assumiu dois mandatos na condição de suplente - à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com 45.676 votos (O Presente).
___________________________________
2015 — Acontece na cidade de Entre Rios do Oeste e segue até o dia 09, a 3ª Semana Literária (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de outubro de 2015, p. 16).
___________________________________
2015 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon começa operacionalizar o protocolo Manchester na Unidade de Saúde 24 Horas. O Sistema Manchester de Classificação de Risco. O sistema prioriza o atendimento ao doente conforme a gravidade clínica quando chega ao atendimento público de saúde.
___________________________________
2016 — O vereador Márcio Rauber, prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon, nas eleições de 02 de outubro, é entrevistado na Rádio Difusora do Paraná AM e FM, pelos comunicadores Adriel Marcelo e César Reck.-- FOTO 13 --
___________________________________
2017 — Falece o ex-prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, senhor Almiro Bauermann. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade referida.
Era nascido em São Sebastião do Caí (RS), em 03 de junho de 1933, filho do casal Lucilia (nascida Zimmermann, nascida em 06 de julho de 1909), e Gustavo Bauermann¹, nascido em 10 de outubro de 1905.
Tinha um irmão e uma irmã: Ildo casado com Herda Weiand e Ivane com Ingo Appel.
Almiro casou-se com Selmira Dahmer, nascida em 22 de outubro de 1933. Do casamento nascem os filhos: Iomar, Léslei , Rejane Lenir, Almiro Renei Bauermann. Tinha 7 netos e 2 bisnetas.
O casal chega de mudança em Marechal Candido Rondon, em 1966.
Bacharel em ciências contábeis e atuariais pela PUC/Porto Alegre, ele foi professor e diretor no Colégio Comercial David Carneiro. Também foi professor de Matemática do Colégio Rui Barbosa.
Na vida política, é nomeado prefeito de Marechal Cândido Rondon,pelo decreto nº 2.404 de 11 de agosto de 1972, assinado pelo governador Pedro Parigot de Souza. Sua posse acontece seis dias depois, a partir de quando exerce o mandato de prefeito até 13 de abril de 1978, data em solicita afastamento da função.
Os atuais Brasão, a Bandeira e o Hino de Marechal Cândido Rondon são instituídos em seu governo, em 1º de setembro de 1974, através da Lei Municipal nº 1.099.
Dias depois, em 16 de setembro de 1974, pela lei 1.102, cria o Serviço Autônomo de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon (SAPAM).
Um dos momentos mais marcantes de sua gestão foi a visita do presidente Ernesto Geisel a Marechal Cândido Rondon, ocorre em 19 de março de 1976. Almiro é o anfitrião do presidente do País e do governador do Paraná, Jaime Canet Júnior, entre outras autoridades, durante a visita que durou cerca de quatro horas.
Pelo Decreto nº 12 de 5 de fevereiro de 1976, Almiro Bauermann autoriza a criação da Cooperativa Habitacional de Marechal Cândido Rondon, a qual permite a construção e 134 casas, que dá origem ao bairro rondonense que fica conhecido como o BNH.
Em 04 de abril de 1976, por meio da lei 1.177, Almiro Bauermann institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento, então denominado Demacar. Pela mesma lei, também autoriza a criação da Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (COEECAR). Pela lei, a Codecar fica responsável para administrar os recursos do Demacar, como objetivo de promover obras de urbanização no município.
Durante a gestão de Almiro Bauermann são iniciadas obras importantes, como a do atual prédio da Prefeitura, inaugurado pelo prefeito Verno Scherer durante os festejos e aniversário do município em 1979. Antes, Almiro constrói o Módulo Desportivo, grande praça esportiva que, aos poucos depois administrações do MDB é desativada.
Em 30 de setembro de 1980 , Almiro é nomeado pelo prefeito Verno Scherer como vice-diretor da Facimar (que na década de 1990 dá origem ao campus da Unioeste). Em 14 de fevereiro de 1984, énomeado pelo mesmo prefeito como diretor da instituição de ensino.
Em 16 de julho de 2011, Almiro Bauermann éhomenageado, com a o hall da Prefeitura recebendo o seu nome. A propositura da homenagem parte do Rotary Club Marechal, entidade da qual Almiro Bauermann é integrante. O projeto de lei que garante a homenagem junto ao Paço Municipal é autoria do prefeito Moacir Froehlich.. -- FOTO 14 --
¹ A genealogia de Almiro Bauermann começou no Brasil com o casal imigrante Christina Margaretha (nascida Reining) e Gerhard Bauermann que se casaram em 13 de agosto de 1797. Ele agricultor e alfaiate, nascido em 12 de novembro de 1773, na localidade de Bergenhausen, Hunsrück, Alemanha.
O casal Christina Margaretha e Gerhard emigrou para o Brasil, procedente da cidade de Horn, Alemanha, na companhia dos filhos Johann Michael, Suzanna Maria, Johann Georg e Johanna Phillippine, via porto de Amsterdam, Holanda, com o veleiro inglês "Der Fliegender Adler" (A Águia Voadora). Chegaram no Rio Grande do Sul, na localidade de São Leopoldo, em 16 de dezembro de 1827. Anos depois fixaram residência nas terras recebidas do Governo Imperial Brasileiro, na Picada 48, atualmente no município de Ivoti.
O filho Heinrich Peter somente emigrou para o Brasil, em 1846. Na Alemanha, permaneceu residindo o filho Johann Nicolau.
São trisavós paternos Bauermann do falecido, o casal Johann Michel, nascido em 12 de janeiro de 1802, na Alemanha) e Anna Catharina Dietrich. Os bisavós paternos, o casal Ana Katharina (nascida Müller, em 21 de maio de 1850) e Heinrich Franz (nascido em 12 de janeiro de 1847). Já os avós paternos, Carolina (nascida Bier, em 25 de agosto de 1879) e Jacob Bauermann, nascido em 10 de março de 1873 (BAUERMANN, Guido. Der Stammbaum der Familie Baumann, Abril de 2005, livro sem ISBN, p. 07,10 e 11 - sem identificação, e p. 07, 09, 22, 46 e 98).
___________________________________
2017 — É eleita a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Marechal Cândido Rondon, emchapa única: Presidente - Dante Roque Tonezer, vice-presidente - Victor Clemente Morel, 1ª secretária - Adriane Kappes Vorpagel, 2º secretário - Luiz Hnerique Bolsan, 1º tesoureiro - Alcivando Paulo de Andrade, 2º tesoureiro - João César Portela. Conselho Fiscal: Almeri Carlos Buzatta, Ângelo Carlos da Silva e Amarildo Refatti (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2017, p. 09).
___________________________________
2017 — Acontecem na cidade de Mercedes as finais da 5ª edição do Campeonato Municipal de Voleibol (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro 2017, p. 37).
___________________________________
2017 — É apresentada no Pavilhão Alemão, do Parque de Exposições, a peça teatral "O Auto da Compadecida", pelo Grupo Catársis, da Escola de Artes de Marechal Cândido Rondon. O espetáculo teatral é baseada na obra homônima do escritor paraibano Ariano Suassuna. -- FOTO 15 --
___________________________________
2018 — Começa na cidade de Pato Bragado a agenda programática de eventos da 20ª Oktoberfest, com o Café Colonial, no Clube de Idosos, que também é servido no dia seguinte.
A comemoração festiva teve sequência na semana seguinte, nos dias 12 e 12, com a realização de bailes animados pelas banda musicais Choppão¹ e Munique² (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de outubro de 2018, p. 10). -- FOTOS 16 e 17--
2018 — O jornal O Presente noticia a conclusão e a liberação do tráfego da terceira pista na rodovia PRT 467, no trecho conhecido como "Serrinha do Curvado". no município de Marechal Cândido Rondon (PR). A obra foi um longo trabalho de gestões do deputado estadual Elio Lino Rusch (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de outubro de 2018, p. 34). -- FOTO 18 --
___________________________________
2018 — Após um afastamento de 45 dias para tratamento de saúde, reassume o cargo de prefeio municipal de Pato Bragado (PR), o senhor Leomar Rohden. Durante a licença, a administração municipal foi conduzida pelo vice-prefeito Dirceu Anderle (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2018 — A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) divulga os ganhadores e educandários vencedores do Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor Acimacar.
Dos 31 vídeos inscritos e 77 alunos participantes, 15 são premiados, de cinco instituições do município: Colégio Antonio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual Dealmo Selmiro Poersch (sede distrital rondonense de São Roque), Colégio Estadual Frentino Sackser, Colégio Evangélico Martin Luther e Colégio Estadual de Campo Novo Três Passos.
A avaliação dos vídeos é realizada pelo Conselho do Jovem Empreendedor (COJEM).
Os seguintes alunos, de seus respectivos educandários, são premiados: Colégio Antonio Maximiliano Ceretta: Ana Carolina Bade Zimmermann, Debora Thaís Umeres Souza e Jhenyfer mUnique Lenz; Colégio Estadual Dealmo Selmiro Poersch: Karin Aparecida da Silva, Marcieli Taís Biezotti e Yasmin Braun de Moura; Colégio Estadual Frentino Sackser: Ester Dias Schneider, Kesia Tabita Kogik Tydercke e Melissa Hasen; Colégio Evangélico Martin Luther: Carolina dos Santos Schlindwein, Karin Wilmsen Freitag e Netlyn Schutz Hobold; e Colégio Estadual de Campo Novo Três Passos; Vivian Elizabeth Prieto Marin, Fernando Wilian Meirelles e Fernando Luiz Sphor (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de outubro de2018, p. 26 e 27).
___________________________________
2020 — Enquanto é anunciado o aumento das temperaturas em regiões brasileiras, a cidade de Marechal Cândido Rondon tem uma amplitude térmica entre 28 e 35 graus. Com ventos do quadrante Oeste, moderados, persistente durante o dia. Umidade relativa com menos de 30%. A estiagem perdura desde o dia 19 de agosto último (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — A terça-feira é ensolarada, sem nuvens na cidade de Marechal Cândido Rondon desde operiodo matutino até próximo ao final da tarde, quando o céu é encoberto com nebulosidade prenunciando chuvas. A precipitação começa nas primeiras horas da noite e se estende até o dia seguinte. Ventos quadrante Nordestem fracos, até o final do dia. Amplitude térmica entre 18 e 28 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Quarta-feira de céu com nebulosidade de chuvas. A precipitação começa por bolta das10horas e 30 minutos, de baixa intensidade, perdura até o final da tarde. Ventos do quadrante Noroeste, moderados. Temperaturas entre 20 e 28 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É quinta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com céu encoberto com nebulosidade tipo nimbostratus que provoca uma única pancada de chuva, de curta duração. A temperatura ao raiar é de 23 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o começo do final da tarde. A temperatura máxima do dia atinge os 32° Celsius (nota do pesquisador).
# "Ame como a chuva fina. Esta cai em silêncio, quase sem fazer notar, mas é capaz de transbordar rios" (Paulo Coelho, 1947-...) escritor carioca.
___________________________________
2024 — É sábado. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 20 graus. Céu sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até p começo do final da tarde.
Por volta das 05:30 horas, uma avião da empresa espanhola Iberia cruza o espaço aéreo do município de Marechal Cândido Rondon em sua rota final para a cidade de Buenos Aires.
Outra aeronave da mesma companhia cruza o espaço aéreo da cidade de Marechal Cândido Rondon, perto das 15 horas, com o mesmo destino final.
A temperatura máxima do dia chega aos 33º Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).-- FOTOS 20 e 21 --
___________________________________
2024 — Falece Holdir Wesp, empresário rural do ramo de suinoculturan do distrito rondonense de Iguiporã, aos 73 anos, em decorrência de insuficiência renal e parada cardíaca. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede distrital citada.
Era natural de Joaçaba (SC), nascido em 24 de dezembro de 1950. Veio solteiro para o distrito de Iguiporã, no final da década de 1960. Casou-se em Pato Bragado, na época distrito de Marechal Cândido Rondon, com Erci Dickel e constitui família com o nascimento dos filhos Wilmar e Gilmar (colaboração do rondonense Rudi Sander). -- FOTO 22 --
____________________________________
2024 — Acontece o 2º Torneio de Pênaltis da Associação dos Servidores Municipais de Marechal Cândido Rondon (ASSEMAR). -- FOTO 23 --
COMENTÁRIOS