1926 — Ocorre a posse solene do Pe. Guilherme Thiletzek SVD como primeiro prelado da recém criada Prelatura de Foz do Iguaçu (...)
1926 — Ocorre a posse solene do Pe. Guilherme Thiletzek SVD como primeiro prelado da recém criada Prelatura de Foz do Iguaçu que abrangia toda a região do Oeste do Paraná, desde o Rio Paraná até o Rio Cavernoso, ao leste; e o Rio Ivaí, ao norte.
O religioso foi nomeado como prelado pelo decreto pontifício de 31 de julho de 1926 (SEITZ, Pe. Martinho SVD (baseado). História da Paróquia São Batista de Foz do Iguaçu — Pioneira do Oeste do Paraná. São Paulo: Editora Verbo Divino, sem data, p. 17). -- FOTO 1 --
No livro "Pioneiro de Foz do Iguaçu Monsenhor Guilherme Maria Thiletzek" é relatado:
"O recém nomeado Administrador da Prelazia, Mons. Guilherme Maria Tyleczekno dia 31 de outubro junto com o Pe. Provincial partiram por Posadas¹ para Ponta Grossa e Curitiba, e daí mandaram-se para o Rio de Janeiro, onde os espera o Núncio Apostólico.
Em dezembro apresentaram-se ao Exmo. Sr. Núncio. O Monsenhor fez a presrita profissão de fé e as exigências eclesiais (...) (S.N.). Pioneiro de Foz do Iguaçu Monsenhor Guilherme Maria Tyleczek. [s.n.], p. 40).
¹ Na épaca descia-se o Rio Paraná até a cidade argentina e dali tomava-se o trem até Paso de Los Libres. Ali cruzava-se o Rio Uruguai para tomar o trem em Uruguaiana para seguir ao destino (nota do pesquisador).
___________________________________
1931 — O jornal carioca " Correio da Manhã" denuncia que a Companhia Matte Larangeira, por seu poder econômico e agente financiador do Estado, se converteu em um estado dentro do estado no Mato Grosso:
Um grande polvo
A Matte Larangeira está comendo Mato Grosso.
Corumbá, 28 (A.B.) — Segundo informações colhidas em fonte segura, o actual interventor federal, sr. Antunes Maciel está negociando com a Companhia Matte Larangeira, mais um emprestimo da importancia de dois mil contois de réis.
A poderosa empresa se apodera, assim, pouco a pouco de Mato Grosso. A lista de emprestimos consentidos ao Estado pela Matte Larangeira, a troco de favores e novas concessões, se estende ao longo de vários governos. Na Republica Velha, os srs. Mario Correia e Annibal de Toledo usaram a facilidade para resolver os apertos financeiros de Matto Grosso.
Em 1926 foi negociado com a referida companhia um emprestimo de 3.000:000$000; em 1928, mais um de 2.000:000$000; e ainda em 1930, ainda outro, de réis..... 1.00:000$000.
Com a Revolução victoriosa as ação: o sr. Antonino Goçalves tentou realizar uma operação de 800:000$000., mas apenas obteve 40.000$000.
O actual interventor, logo de incio, conseguiu um emprestimo de 280.000$000, para attender ao pagamento do funcionalismo em atrazo. Como todas essas operações não tenham resolvido senão de modo immediato a situação financeira do Estado, o methodo permanece o mesmo: tomar dinheiro emprestado á Matte Larangeira em troca de concessões de terras e de outra natureza. É a política seguida pelo sr. Antunes Maciel, que consolida a situação da Matte Larangeira, um Estado dentro do Estado (in: Anno XXXI, nº 11.363, ed. 29 de dezembro de 1931, p. 10 — Biblioteca Nacional Digital).
____________________________________
1935 — É apresentado na Alemanha o protótipo do veículo popular que se tornaria o maior fenômeno de compatibilidade com o público no mundo: o Volkswagen (entre nós brasileiros, o fusca).
O primeiro veículo foi ofertado ao então chanceler Adolf Hitler, por seu criador Ferdinand Porsche, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental da fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg.
A produção em série do carro, logo se tranformou em um sucesso de vendas que extrapolou as fronteiras do mercado interno e os nichos mercadalógicos europeus. O que permitiu a Volkswagem instalar fábricas em vários países, inclusive no continente americano, incluindo o Brasil.
Em 80 anos de produção, a montadora alemã produziu cerca de 22 milhões de exemplares. O último fusca saiu da fábrica da Volkswagem no México, em 2003. -- FOTO 2 --
___________________________________
1947 — Casam-se na cidade de Joaçaba (SC), o casal pioneiro rondonense Zilda Pedrini e Arthur Mário Leduc¹. Os dois formaram família com o nascimento dos filhos Luiz e Lincoln² na cidade catarinense citada; e Líbera e Luzia na atual cidade de Marechal Cândido Rondon, na época pertencente ao município de Foz do Iguaçu e depois Toledo.
Zilda e Arthur Mário e filhos chegaram de mudança em Marechal Cândido Rondon em 1951, ele, com conhecimentos em eletricidade, como contratatado da empresa colonizadora Maripá, para cuidar da unidade geradora de energia elétrica (a motor), na então vila de General Rondon³. Foi o primeiro eletrecista da nova localidade (colaborou Líbera Leduc Wazlawick). -- FOTO 3 --
¹ Era natural de Bento Gonçalves (RS), nato em 14 de agosto de 1921. Faleceu em Camboriú (SC) em 30 de novembro de 2011.
² Tornou-se renomado repórter da Rádio Difusora do Paraná AM, da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
³ Agora cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1967 — Pela Lei Municipal nº 371, o Município de Marechal Cândido Rondon está autorizado para vender 280m2 de terra para o Oeste Paraná Futebol Clube, área de 20 x140m, das chácaras nºs R-47 e R-48m para construção de um parque recereativa.
O valor da venda da área é de NCr$ 280,00. -- FOTO 4 --
____________________________________
1969 — Despede-se de Marechal Cândido Rondon, com jantar festivo, o Pe. Cristiano Wiemann SVD, para assumir como vigário em Ibiúna (SP).
O sacerdote da congregação dos Servos do Verbo Divino (SVD), nascido na Áustria, foi o segundo prior da Matriz Católica Sagrado de Jesus, da comunidade católica rondonense (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1977 — É liberado para o tráfego o trecho rodoviário da PR-239, asfaltado, entre a sede municipal de Marechal Cândido Rondon (da atual rotatória do Portal) à então sede distrital de Quatro Pontes. Naquele momento, ainda falta concluir a Avenida Rio Grande do Sul (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — O padre Hans Lamprecht SVD¹, pároco da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, tem artigo publicado em jornal rondonense:
Símbolos de Natal
A árvore de Natal - Foi só neste século que nós conhecemos a árvore de Natal. É a figura de Jesus Cristo. Recorda o Cristo vivo. No paraíso os homens pediram a Deus uma prova de vida eterna e Deus simbolizou a eternidade na árvore da vida, plantada no meio do Paraíso. Esta árvore plantada no meio dos homens é Cristo. Ele é a prova da vida eterna. Nós o simbolizamos no pinheiro.
Porque o pinheiro? Porque esta árvore está sempre verde e viva. Mesmo no inverno frio, não perde sua cor verde e sua vivacidade. Assim é Cristo. Em qualquer situação ou ambiente, conserva sua vida para comunicá-la aos outros. Assim deve ser o cristão: nas mais difíceis situações não der a perder ânimo, nem sua vida espiritual. Não pode desanimar, nem fracassar, e muito menos a esperança na vida eterna, que Cristo nos trouxe.
A árvore, pois, é o símbolo vivo. Quem monta árvore de Natal afirma que deseja ter Cristo e está preparando para recebê-lo. Ao olharmos a árvore de Natal devemos lembra-nos de Cristo, Salvador.
Os sinos de Natal - Os sinos são sinal de alegria. O toque festivo dos sinos anuncia as grandes alegrias. Nos Natal os sinos simbolizam a alegria por ter nascido o Cristo. Simbolizam nossa alegria por Cristo ter-se feito nosso irmão e Salvador. Colocar sinos - como enfeitte - significa manifestar nossa alegria de Natal.
As bolas coloridas - Simbolizam nossas boas ações. Representam o bem que fazemos na vida. São muitas as bolas, de muitas cores e variedades, para simbolizar as nossas obras devem ser muitas e variadas. Entre as nossas boas ações devem estar, em primeiro lugar, a nossa missa dominical e a comunhão.
As bolas estão presas ao pinheiro para dizer que nós fazemos as boas ações unidos a Cristo e para sua glorificação.
Velas de Natal - As velas simbolizam a pessoa de Cristo, como luz do mundo. Ele disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não andas nas "trevas". Simbolizam a luz de nossa fé.
A ceia de Natal - A ceia é a mais bela tradição do Natal. Nela está o belo sentido do Natal. O povo de Deus do Antigo Testamento reunia-se cada ano na ceia pascal para lembrar e comemorar a passagem de Deus no Egito, para libertá-lo da escravidão. Da mesma forma, nós, povo de Deus do Novo Testamento, nos reunimos para lembrar e celebrar a passagem de Cristo entre nós, iniciada no dia de Natal, para libertar-nos da escravidão do pecado. É uma ceia festiva de gente salva.
A ceia representa, ainda, a Santa Ceia, onde Cristo reuniu os doze apóstolos e com eles ceou. Nesta ceia o pão e vinho foram mudados em corpo e sangue. Foi ali que Cristo nos deixou a missa e a comunhão. No Natal os cristãos continuam a reunir-se na mesa da comunhão para receber Cristo que quer renascer em cada um.
No centro da mesa da ceia, coloca-se um vela acesa, enfeitada. Representa Cristo, o centro de nossa vida, a luz da nossa fé e o calor do nosso amor.
No Natal, a primeira ceia der ser a Comunhão. Toda a família deve reunir-se primeiro, para receber o Cristo que vem, na comunhão. Depois, reune-se ao redor da mesa da ceia para festejar a recepção e a vinda de Jesus Salvador (sic) (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 24, ed. 29 de dezembro de 1977, p. 2).
____________________________________
1989 — É inaugurado o Posto de Saúde da sede distrital rondonense¹ de Novo Três Passos, pelo prefeito municipal Dieter Leonard Seyboth e o secretário municipal de Saúde, bioquímico Edgar Netzel (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 28.12.1989, p. 605 e ed. 29.12.1989, p. 615).
¹ É o gentílico de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1995 — Falece o pioneiro Arthur Siewert, esposo de Amália (Buss) Siewert e pai de Carlos, Paulo e Agnes. Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon no dia 16 de julho de 1951, procedente do município gaúcho de Santo Ângelo (nota do pesquisador).
___________________________________
2001 — Celebra Bodas de Ouro, o casal Voni (nascida Kogler) e Elmo Lauro Gall, na cidade de Canarana (MT), onde chegou de mudança, na companhia dos filhos, emigrado do distrito rondonense de Iguiporã (colaborou Elcina Gall, filha). -- FOTO 6 --
¹ Saber mais, clique aqui (item 2024).
___________________________________
2013 — O piloto alemão Michael Schumacher, de Fórmula 1, sofre um grave acidente nos Alpes Franceses, ao se chocar violentamente contra uma rocha enquanto esquiava. Desde o ocorrido, nada se sabe (17.12.2019) sobre o estado de saúde do corredor mundialmente aplaudido.
Entre os rondonenses, milhares de admiradores do piloto alemão (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
2015 — O jornal O Presente informa que o professor rondonense Luciano Lizzoni, da então Faculdade Luterana Rui Barbosa (FALURB) se classificou na 8ª posição nacional no concurso "Prêmio Artigo Científico Sebrae - Desafio Universitário Empreendedor", promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o trabalho: "Feira do Empreendedorismo: um ambiente para desenvolver comportamentos empreendedores". -- FOTO 8 --
___________________________________
2016 — O Governo Federal anuncia o valor do novo salário minímo para vigorar no ano de 2017, passando de 880,00 reais para 937,00 reais mensais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de janeiro de 2017, p. 4).
___________________________________
2016 — É inaugurada a revitalização da Avenida João XXIII, na sede municipal de Mercedes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de janeiro de 2017, p. 26).
___________________________________
2017 — Decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, fixa em R$954,00 o salário-mínimo brasileiro para o ano de 2018 (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Depois de 40 anos de ministério junto a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), o reverendo Romildo Reinaldo Wrasse passa à condição de pastor emérito da referida organização religiosa, em solenidade com início às 19h30m, na igreja da Congregação Cristo, da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Romildo Wrasse foi ordenado pastor na cidade de Realeza, Sudoeste do Paraná, em 22 de abril de 1978, para em seguida assumir a paróquia da IELB, na cidade de Limeira (SP). Em 1992, veio a Marechal Cândido Rondon para as funções de pastor junto a Congregação Cristo, cidade onde permaneceu nos últimos 26 anos (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
2019 — Acontece na localidade de Linha Ajuricaba, no município de Marechal Cândido Rondon (PR), o 1º Encontro da Família Berwaldt (nota do pesquisador). -- FOTOS 10 e 11 --
___________________________________
2019 — Muito raro de ser visto na área urbana de Marechal Cândido Rondondon, um jacuaçu posa numa embaúba, no meio da tarde, no jardim da residência do casal Marla e Gilson Scherer, em seguida circulou pelo chão. A ave muita abundante no começo do processo colonizatório da Maripá foi praticamente dizimada pela caça predatória e o desflorestamento de seu habitat.
No entanto, a intervenção estatal pela preservação das matas nativas remanescentes e a reconstituição e ampliação das matas ciliares, contribuiu para o aumento populacional da ave, a ponto de ser facilmente avistada nas áreas rurais no interior do município (nota do pesquisador). -- FOTOS 12 e 13 --
___________________________________
2020 — O período vespertino assim como no mesmo período do dia anterior, o meio da tarde, foi marcado por chuvas passageiras intensas acompanhadas de muito vento, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
Ver vídeo, clique aqui (formação de nebulosidade precedente a forte chuva de meia tarde, desta data - crédito: Victor Marcos Karpinski - Marechal Cândido Rondon)
___________________________________
2020 — Como medida preventiva à transmissibilidade do coronavírus, as prefeituras dos municípios do Oeste do Paraná deixaram de organizar eventos de réveillon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de dezembro de 2020, p. 12 e 13 ).
___________________________________
2022 — Falece na cidade de São Paulo, o renomado futebolista brasileiro Édson Arantes do Nascimento (Pelé), aos 82 anos, em decorrência de complicaçções de um câncer de cólon (nota do pesquisador). -- FOTOS 15 e 16 --
Sobre a morte do atleta, Diogo Schneider (Bolha), secretário municipal de Esportes e Lazer de Marechal Cândido Rondon teceu o seguinte comentário:
Apesar de não ter o privilégio de vê-lo jogar enquanto ainda era atleta, para mim sempre foi e será um ídolo, uma inspiração para tantos milhões, jogadores e amantes do futebol, será uma referência ontem, hoje, e sempre.
Pelé ficará eternizado em nossos corações e memória, pelas suas jogadas fantásticas e gols inesquecíveis, de pura habilidade e genialidade.
Hoje damos um mero 'adeus' ao eterno Rei Pelé.
Já o professor rondonense de Educação Física, ex-secretário municipal de Esportes se referiu assim ao ao proeminente futebolista:
Nos anos 60, tive o prazer de assistir Pelé no Morumbi jogando contra o Corinthians. Sou Santista! Na verdade sou "Pelesista". Pelé, além do extraordinário atleta que foi, também foi o maior embaixador Brasileiro, conhecido no mundo pela sua simplicidade, caráter e simpatia. Foi exemplo e motivação para muitas crianças. Foi o maior atleta também fora do campo.. O Futebol agradece.
Já Miltão do Ó¹ (Milton Francisco do Ó), ex-técnico da seleção rondonense de futebol de campo (1983-1991), lamentou nas seguintes palavras a partida do craque de sua inspiração:
MEU IDOLO SE FOI ...
"Quando eu vi o Rei no (Couto Pereira) antes era Belford Duarte campo do Coritiba FC., Eu com meus 17 anos jogava no Juvenil do coxa e dia de jogos eu cuidava e abria as portas dos vestiários para as equipes visitante. Santos veio jogar pelo Roberto Gomes Pedrosa... um sonho que realizei. Imagina a emoção...? A mesma que senti ontem na notícia da sua morte.
Falar de Edson Arantes do Nascimento não é tão difícil, sim porque minha inspiração e o sonho para ser um atleta de futebol, veio dele. Amigo sabe o que e viver a infância na frente do rádio ouvindo o jogo do Santos FC e sonhando ser um jogador de futebol...!
A ausência é difícil de entender. É difícil imaginar que alguém que estava aqui, de repente não está e nunca mais vai estar. Meu ídolo se foi, deixou um legado incrível de um trabalho inesquecível... simplesmente se foi. A vida deu um giro depois disso, repensei toda minha existência e todo o sentido da própria vida. Perder alguém tão precioso sempre vai ser uma dor, até que o tempo cicatrize um pouco. Sentirei saudade, para sempre".
MILTÃO DO Ó . -- FOTO 17 --
¹ Chegou em Mal. C. Rondon em 1983 e montou uma Escola de Futebol só para crianças e adolescentes na idade de 04 até 12 anos. Por sua iniciativa foi reformado o Estádio do Oeste Paraná hoje Waldir Schneider. Até 1991 foi técnico da Seleção de futebol de campo, do Esporte Clube Flamengo, do Atlético de Entre Rios do Oeste e depois técnico do Concórdia primeiro clube profissional de Marechal Rondon e, por último, técnico do Marechal Atlético Clube.
__________________________________________
COMENTÁRIOS