1824 — Chega à Praia da Armação, no Rio de Janeiro, a primeira leva de imigrantes alemães, com destino ao Rio Grande do Sul, a bordo do transatlântico Anna Louise.
1896 — Henry Ford finaliza o seu primeiro automóvel, o "Quadricycle", depois de dois de experiência numa pequena oficina na cidade de Detroit, EUA. O feito abriria a construção de vasto império de marca "Ford" (Infomoney). -- FOTOS 2 e 3 --
___________________________________
1924 — Nasce na cidade São Gabriel (RS) o comunicador Eron Domingues, patrono nominativo do Colégio Estadual Eron Domingues, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
___________________________________
1932 — Parte do porto do Rio de Janeiro a Companhia Isolada¹ do Exército Brasileiro, com destino a Foz do Iguaçu, para a sua instalação, comandada pelo capitão Edgar Buzbaum². Comando e os 150 homens viajaram a bordo do navio "Campos Sales³" (O DIA. Rio de janeiro, nº 2573, ed. 05 de junho de 1932, p. 8 - Biblioteca Nacional Digital).
O mesmo jornal, em sua edição de 14 de junho, página 7, assinala que o navio "Campos Sales³" passou pelo porto de Paranaguá com a corporação, com destino à Fronteira Brasileira. O que não fica claro se a passagem foi ou não na data da nota publicada. -- FOTOS 5 e 6 --
¹O grupamento militar foi criado com o nome de 1ª Companhia Independente de Fronteira, em 26 de fevereiro de 1932.
² Em alguns documentos aparece a grafia "Buxbaum" (nota do pesquisador).
³ Pelo calado do vapor, a corporação deve ter viajado até Buenos Aires e dali, com embarcação ou embarcações menores, subido o Rio Paraná, até alcançar Foz do Iguaçu (id.).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1938 — Casam-se no II Distrito de Joinville (SC), o casal rondonense pioneiro Hilda Jacobi¹ e Carlos Ristau², ambos moradores na localidade de Schroeder (agora município).
Ela natural da localidade de Rio Serra de Jaraguá (SC), nascida em 30 de janeiro de 1917, filha do casal Olivia (nascida Roters) e Henrique Jacobi (ambos naturais de Blumenau); e ele nascido na localidade de Estrada Schroeder (SC), em 25 de novembro de 1912, filho de Maria Maske e Renoldo Ristau (natural da Rússia).
Hilda e Carlos com os filhos Hermes, Odi e Ivone chegaram de mudança na atual cidade de Marechal Cândido Rondon em 06 de novembro de 1953. Fixaram residência em sua propriedade rural adquirida na Linha João Pessoa.
No Paraná, nasceu mais o filho Alfredo. Em 2023 ainda residia nas terras que pertenceu aos pais. -- FOTOS 7 e 8 --
Os quatros filhos casaram-se em Marechal Cândido Rondon:
— Hermes casou-se com Helena kötters. Filhos: Helmut, Claudete,Claudiomar e Claudiomir.
— Odi casou- se com Silvana Storck. Uma única filha, Mirta.
— Ivoni casou -se com Edmar Lohmann . Filhos: filhos Romi, Clori e Joel.
— Alfredo casou-se com Nilce Terezinha Coutinho. Filhos: Shirley e William.
¹ É falecida em 18 de maio de 2000.
² Faleceu em 14 de fevereiro de 2001.
(Colaborou Shirley Ristau).
Saber mais, clique aqui (item 1953).
_________________________________
1951 — Depois de estar na cidade de Foz do Iguaçu no dia anterior, em sua viagem de regresso a Curitiba, Caetano Munhoz da Rocha Neto, governador do Paraná, visita os distritos de Cascavel e Toledo (Diário da Tarde. Curitiba: ano 53, nº 17.344, ed. 11 de junho de 1951, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital).
Sobre a visita do governador paranaense, o jornalista Luiz Alberto Martins da Costa registra o seguinte:
(...) o governador Bento Munhoz da Rocha Neto visita Toledo, atendendo convite de Engon Werner Bercht e demais dirigentes da Colonizadora Maripá. São mais de 6 horas de viagem desde Foz do Iguaçu, em estrada de chão batido, no meio da floresta, em caminhonete e jeep. A chegada acontece numa sexta-feira e o governador permanece em Toledo no final de semana, hospedado na Casa Canônica, do padre Antônio Patuí. Ao se depesdir, afirma: "Isto aqui que vocês fizeram é um verdadeiro milagre. E este milagre fez que Toledo se tornasse a menina dos meus olhos". Em Curitiba, repete a frase a jornalistas e ela vira manchete do jornal Diário do Paraná. A visita e o conhecimento pessoal do potencial do povoado são decisivos para a criação do município, em 14 de novembro daquele ano" (in: Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 144).
____________________________________
1953 — É fundada a atual sede municipal de Maripá. A localidade pertenceu inicialmente ao município de Toledo, mais tarde distrito do município de Palotina e finalmente emancipado (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p.123). -- FOTOS 9, 10, 11, 12 e 13 --
___________________________________
1958 — A Polícia Militar do Paraná cerca e invade a cidade de Palotina, por ordem do governador Moisés Lupion. O motivo da chegada da força policial era a dispusa das terras pelos colonos, principalmente oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o governo do Estado.
As badernas e os abusos cometidos pelos policiais contra a população palotinense chegou aos ouvidos do Governo Federal que determinou a ocupação pelo Exército Brasileiro, que expulsou o grupo de policiais paranaenses (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 124).
Ver mais, clique aqui (item 1963).
___________________________________
1967 — Assume como vigário da Paróquia Católica Nossa Senhora da Glória de Quatro Pontes, o Pe. Wolfgang Stammler SVD, e permanece no cargo até novembro de 1974 (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
___________________________________
1971 — Acontece no então Cine Ideal, da cidade de Marechal Cândido Rondon, a apresentação do cantor Paulo Sérgio e da dupla sertaneja Jacó e Jacozinho (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
1971 — O casal pioneiro rondonense Heinz e Hildegard Baumann festeja bodas de prata (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — É inaugurado o Grupo Escolar Padre Antonio Vieira¹, na vila de Flor da Serra, no então distrito rondonense de Quatro Pontes, com três salas de aula e instalações administrativas e sanitárias (Rádio Difusora Rondon AM. Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972. Programa de Rádio). -- FOTOS 16 e 17 --
¹ Esta unidade escolar foi edificada pelo construtor Tito Debus e equipe (nota do pesquisador).
___________________________________
1974 — É exposto no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon o modelo do novo brasão e a nova bandeira do município (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Falece a pioneira rondonense Otília Escher, nascida em 13 de fevereiro de 1895. Foi casada com João Jacob Escher, falecido em 08 de dezembro de 1958. Ambos estão sepultados no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1981 — Falece o pioneiro Oswaldo Weber (mais conhecido com "Schwarza Weba", por sua tez morena), chegou à então vila de General Rondon, em maio de 1951, na companhia de sua família: a esposa Lídia (nascida Hack) e os filhos Nelda, Alceno, Nilo, Liro, Ivo e Broni, procedente de Piratuba (SC), da Linha "Kimmelslinie". Em Marechal Cândido Rondon, nasceram os filhos Odario e Bruno.
Na cidade de Toledo chegou com a mudança, em 24 de março. A permanência aí foi até construír a residência na atual cidade de Marechal Cândido Rondon, à Rua Cabral, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Minas Gerais, no centro da quadra, à direita, no sentido norte-sul.
Após algumas semanas residindo no novo local, por sugestão de moradores, transformou parte de sua residência num salão de baile e bar. O que foi o primeiro estabelecimento desse gênero na antiga vila de General Rondon. A família permaneceu na vila até 1956, quando transferiu residência para a atual Linha Guarani e se dedicou à agricultura.
Para fazer a mudança de carroça foi necessário um dia todo, para percorrer aproximadamente cinco quilômetros, isso devido o péssimo estado da estrada, cheia de atoleiros.
A estrada da vila de General Rondon até a Linha Guarani (na época também denominada de Arroio Fundo), é a mesma de hoje, que sai da Rua Independência e foi aberta pelo filho mais velho do casal Lidia (nascida Hack) e Oswaldo Weber, Alceno e o amigo conterrâneo de Piratuba, Walter Geier.
O traçado da estrada foi indicado pelo funcionário da Maripá, de sobrenome Dalprá, que na época profetizou, segundo Alceno, que esta estrada um dia receberia asfalto. O que, de fato, aconteceu décadas depois (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1981 — Em grave acidente de trânsito, próximo à cidade de Palotina (PR), perdem a vida cinco funcionários da agência de Marechal Cândido Rondon (PR) do extinto Banco Bamerindus: Rogério Walter Grün, Darlei Herminio Bregoli, Élvio Frey, Vilson Valiati e Amir Dalla Vecchia. Os rondonenses se dirigiam a citada mencionda para um jogo de futebol de salão contra a equipe da agência local.
O carro em que viajavam, um VW Passat, de propriedade de Vilson Valiati, bateu na traseira de um carretão de trator, que trafegava na rodovia, sem sinalização traseira. Com o choque, o veículo automotor rodopiou na pista e foi colhido por um caminhão que vinha em sentido contrário, que passou por cima.
O município de Marechal Cândido Rondon homenageia os atletas mortos, Rogério Walter Grün, Darlei Hermínio Bregoli e Amir Dalla Vecchia, nominando com seus nomes ruas do Loteamento Von Borstel. Enquanto a municipalidade deu o nome de Élvio Frey para o ginásio de esportes do então distrito de Mercedes; e Vilson Valiati para a quadra de esportes do distrito de Porto Mendes (nota do pesquisador). -- FOTOS 19 e 20 --
__________________________________
1981 — Pelo Decreto nº 86.071, o Presidente da República, General João Batista Figueiredo, extingue o Parque Nacional das Sete Quedas¹, criado em 30 de maio de 1961 pelo Decreto nº 50.665², assinado pelo presidente da República, Jânio Quadros (SANTOS, Ana Paula dos. Lago de Memórias: A submersão das Sete Quedas. Dissertação de Pós Gradução em História. Universidade Estadual de Maringá, 206, p. 13 e 14 (feitas correções em relação ao texto original). Disponível em: <http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/2951/1/000165467.pdf >. Acesso em 31/Mai/2017.
¹As Sete Quedas eram compostas por dezenove saltos. O passeio era iniciado pela sétima queda, onde havia três saltos assim denominados: Saltinho, Salto Floriano e Salto Thomaz Laranjeira. Na sexta queda encontravam-se: Salto Maria e Barreto Salto Rui Barbosa; na quinta queda o Salto Rabisco Mendes e o Salto Barão do Mauá. Os próximos Saltos eram enumerados; Quarta Queda: Saltos 12, 11,10. Terceira Queda: Saltos 1, 2, e 9. Segunda Queda: Saltos 3,4 e 8. Primeira Queda: Saltos 5, 6 e 7 (sic).
² (...) o Parque Nacional foi assim definido: A área do Parque será constituída pelo arquipélago fluvial situado no rio Paraná, de jusante da barra do rio Ivaí ao Salto das Sete Quedas, incluindo as ilhas e ilhotas situadas nos territórios dos Estados do Paraná e do Mato Grosso, entre elas as ilha Grande ou Sete Quedas e a dos Bandeirantes, acrescidas das faixas de terras compreendidas entre as estradas de ferro Maringá –Guaíra, o rio Piquirí, a jusante da futura ponte sobre esse rio na referida ferrovia e da que perlonga o rio Paraná, até o leito da estrada de ferro Guaíra- Porto Mendes. A referida área ficará limitada, ao Norte, pelo habitat dos índios Xetas e o rio Ivaí; ao Oeste por esse rio até a confluência do rio Paraná e, daí em diante, por esse rio até um ponto situado a um (1) quilômetro ao norte do Porto Camargo: ao Sul, por uma linha seca, ligando esse ponto as cabeceiras do arroio Duzentos e quinze, e, a Leste, por esse arroio em toda sua extensão.. Na época de sua criação era subordinado ao Serviço Florestal do Ministério da Agricultura, sucedido pelo instituto Brasileiro de desenvolvimento Florestal - IBDF, este por sua vez foi sucedido, pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Extinto em 04 de julho de 1981 pelo presidente João Figueiredo através do decreto n º 88.071, tendo em vista, entre outros motivos, a futura formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Motta, Maude N. Joslim e Campos, João Batista. Antecedentes Históricos de proteção ambiental as ilhas e várzeas do rio Paraná. In: Parque Nacional de Ilha Grande (re) conquista e desafios (org) João Batista Campos, Maringá: IAP-Instituto Ambiental do Paraná, 2º edição, 2001,p.20-21 (sic).
__________________________________
1983 — Acontecem no Ginásio de Esportes Ney Braga partidas amistosas de futebol de salão e handebol entre os selecionados de Marechal Cândido Rondon e Deportivo Colon, da República do Paraguai (GROLLI, Carlos A. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed.02.06.83 p. 49, ed. 04.06.83, p. 83. Programa de Rádio).
___________________________________
1983 — Acontece a inauguração da nova pista de dança no clube social da Sociedade Esportiva Recreativa Entre Rios, na então sede distrital de Entre Rios, animando pelo conjunto musical "Os Zíngaros" (LEDUC, Lincoln. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 99, junho de 1983, p. 57. Programa de Rádio). -- FOTO 21 --
___________________________________
1983 — Acontece a inauguração das novas instalações da extinta Sorveteria Cristal, a Avenida Rio Grande do Sul, esquina com a Rua Rio Janeiro, no sentido leste-oeste, à esquerda, na cidade de Marechal Cândido Rondon (GROLLI. Carlos Alberto. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99 ,junho de 1983, ed. 04.06.83, p. 85. Programa de Rádio).
___________________________________
1983 — Casam-se os jovens rondonenses Sônia Regina dos Santos e Walter Bruno Lamb¹, e ela do casal Pedro Nunes e Julia Andrei; e ele filho do casal pioneiro Norma (nascida Pöttker) e Arlindo Alberto Lamb (Rádio Difusora Rondon AM. (LEDUC, Lincoln.Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed. 04.06.83, p. 87. Programa de Rádo).
¹ O casal se separou anos depois (nota do pesquisador).
___________________________________
1983 — Intenso período de chuvas causa prejuízo de 80 bilhões de cruzeiros na região do Oeste do Paraná (GROLLI, Carlos A. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusroa do Paraná AM, vol. 99, junho de 1983, ed. 04.06.83, p. 89 e 91. Programa de Rádio). -- FOTOS 22 e 23 --
___________________________________
1985 — Finda o mandato de Verno Scherer como prefeito nomeado de Marechal Cândido Rondon. Assume interinamente o cargo até o dia 31 de dezembro do citado ano, o presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, vereador Dieter Leonard Seyboth (O Presente. Marechal Cândido Rondon - PR, 1960 -2010. Edição Especial, p. 14). -- FOTO 24 --
___________________________________
1986 — O bispo diocesano de Toledo (PR), D. Lúcio Ignácio Baumgaertner, começa uma série da visitas pastorais, que vai até 8, às comunidades católicas vinculadas à Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM: vol. 004 (junho e julho 1986), ed. 04.06.1986, p. 23. Programa de Rádio). -- FOTO 25 --
___________________________________
1988 — Ocorre a posse da primeira diretoria do Rotaract de Marechal Cândido Rondon, entidade ligada ao Rotary Club de Marechal Cândido Rondon, assim constituída: Presidente: Izaldir (Tille) Wermuth; vice-presidente: Edson Wrasse; secretário: João Livi; tesoureiro: Rafael Orlando Sturm (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls.122. Programa de Rádio). -- FOTO 26 --
___________________________________
1994 — O casal Rosina (nascida Bassani) e Altibano Vasselai¹, morador na sede distrital rondonense de Porto Mendes, comemora Bodas de Ouro. O casamento se deu em Santa Catarina, em Rio dos Cedros (colaborou Marlizete Odorizzi, neta). -- FOTO 27 --
¹ Ele é falecido em 16.06.2002. Ela comemorou 100 anos, em 15 de fevereiro de 2022.
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2011 — Falece na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o ex- prefeito de Palotina, senhor Erich Arno Müller (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2014 — Falece na cidade de Curitiba a rondonense Úrsula Strenske, filha do casal pioneiro (nascida Reuter) e Francisco Strenske. Seu corpo é sepultado no cemitério da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Úrsula chegou de mudança à então vila de General Rondon, em 01 de abril de 1955, acompanhando os pais e os irmãos Nelson, Marga, Guido, Haari e Lizelotte, procedente de Três Passos (RS) (colaborou Haari Strenske). -- FOTO 29 --
___________________________________
2018 — Acontece, no centro administrativo da Cooperativa Agroindustrial Copagril, palestra sobre o novo perfil profissional para o atual mercado, com o CEO do Grupo Datacenso, Cláudio Shimoyama, doutor em Gestão da Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento foi direcionado para gerentes e encarregados da cooperativa. -- FOTO 30 --
___________________________________
2018 — Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que a modalidade esportiva conhecida como "Voleibol Gigante¹" está ganhando cada vez mais adeptos no município.
O voleibol gigante se caracteriza pela possibilidade de segurar a bola com as mãos e não bater como no vôlei tradicional e preferencialmente praticado por pessoas com mais de 60 anos (nota do pesquisador).
¹ Com a adoção das medidas sanitárias para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, que recomendava a não aglomeração de pessoas, a modalidade esportiva foi praticamente abandonada pelos antigos adeptos (id.).
___________________________________
2021 — Falece a rondonense Nair Schneider, agente educacional do Colégio Marechal Cândido Rondon, na cidade de Marechal Cândido Rondon, em decorrência de acometimento da COVID 19. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal rondonense.
Ela tinha perdido o marido Vilson de Borba no último dia 17 de maio pelo mesmo mal.
Nair era filha casal Hilga (nascida Borchardt) e Edgar Schneider que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 15 de maio de 1968, procedente de Cascavel (PR) onde fixou residência após mudar-se de Três Passos (RS) (nota do pesquisador). -- FOTO 31 --
Saber mais, clique aqui (item 1987).
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Campo Grande (MS), a jornalista cascavelense Rose Bracht, renomada colunista social, por mais de 30 anos, do jornal O Paraná, da cidade de Cascavel, aos 59 anos, vítima de um câncer de pulmão. -- FOTO 32 --
Caio Gottlieb, expoente do colunismo social de Cascavel, compartilhou a seguinte nota sobre o legado da jornalista:
"Era leitura matinal obrigatória para quem queria ficar informado em primeira mão sobre os principais assuntos políticos, econômicos, empresariais, culturais e sociais da cidade e da região, em notas curtas, objetivas e criativas, inúmeras vezes exclusivas" (EDUARDO, Jairo. Pitoco, in O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 11.06.2021: 06).
___________________________________
2022 — Falece o pioneiro rondonense Artur Lohmann, aos 89 anos, em decorrência de insuficiência pulmonar. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
Era natural do Rio Grande do Sul, nascido em 10 de agosto de 1932, filho do casal Malvina (nascida Mittelstaedt) e Adolfo Alfredo Lohmann.
Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, no dia 25 de julho de 1952. No dia 05 de julho de 1958 casou-se com Irmgart Weirich e com ela formou família com o nascimento dos filhos Gerson, Valter, Helena e Gessi (precedeu-lhe na morte) (colaborou Helena (nascida Lohmann) Weirich). -- FOTO 33 --
____________________________________
2022 — Representando a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon, fez a entrega ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a honraria "Benfeitor do Oeste". O evento acontece durante a visita presidencial à cidade de Foz do Iguaçu (O Presente Online). -- FOTO 34 --
___________________________________
2022 — O sábado é de céu encoberto na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, non entanto, sem qualquer precipitação pluviométrica. Vento do quadrante Nordeste, fraco. Temperaturas entre 15 e 21 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 35 --
____________________________________
2023 — Domingo de pleno sol na cidade de Marechal Cândido Rondon, com leve presença de nebulosidade tipo cirrus. Temperaturas entre 16 e 27 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather). Ventos do quadrante Norte, fracos. Noite de lua cheia (nota do pesquisador). -- FOTO 36 --
_____________________________________
2024 — É terça-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 17 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu sem nebulosidade. A temperatura máxima do dia alcança os 27 centígrados com sensação térmica de 28° Celsius (aferição feita via apliciativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTO 37 --
____________________________________
COMENTÁRIOS